Sobre
a associação
ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO E ARQUEOLÓGICO DE ALJEZUR
A Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur é uma Associação cultural, sem fins lucrativos, fundada em 12 de Fevereiro de 1996, (Estatutos Publicados nos Diários da República nº.s 156 e 35 – III Série de 08 de Julho de 1996 e 11 de Fevereiro de 2002 respectivamente, com o NIF: 503 661 821), conta actualmente com mais de 300 Associados individuais e colectivos. Somos uma Instituição de Utilidade Pública (Diário da República, II Série, nº 12 de 15 de Janeiro de 2003) e foi-lhe atribuída a medalha de ouro de Mérito Cultural pelo Município de Aljezur. Somos também membro do Conselho Nacional da C.P.C.C.R.D. (Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto) desde 2007.
Os nossos objectivos segundo os Estatutos são: a valorização da identidade cultural e contribuição para o desenvolvimento do concelho de Aljezur e zona envolvente; estudando, divulgando, sensibilizando e defendendo o seu património histórico e cultural, através da investigação, formação, tratamento, restauro, etc.
Recolhemos e inventariamos património cultural material e imaterial. Temos um Centro de Documentação e Biblioteca, especializados para consulta. Desta forma, damos apoio a estudantes de todos os graus de ensino, fornecendo material para trabalhos escolares e universitários. Promovemos exposições e conferências, assim como editamos publicações (livros, desdobráveis e Boletim Informativo “O Mirense”).
Desde a sua fundação colaboramos com as autarquias e entidades oficiais em iniciativas de âmbito cultural, assim como com as escolas do concelho. Impulsionámos a criação e asseguramos, de acordo com um protocolo com o Município, a gestão dos museus no Centro Histórico da vila. Estes integram um Circuito Histórico-Cultural e Ambiental, concebido por esta Associação, nomeadamente a Casa Museu Pintor José Cercas, o Museu Antoniano, o Museu Municipal e o Museu de Arte Sacra, este último, pertença da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur.
Organizamos visitas guiadas ao Centro Histórico, bem como aos mais emblemáticos sítios, onde desenvolvemos vários projectos arqueológicos, designadamente ao Ribāt da Arrifana, aos Silos Islâmicos da Barrada, ao Cemitério Medieval de Aljezur, ao Povoado Islâmico de Pescadores da Carrapateira e à Torre Atalaia de Odeceixe.