
Museu Antoniano
Rua de Santo António, Aljezur
Instalado na antiga Capela de Santo António, edifício que é originalmente do século XVII (provavelmente posterior a 1628, data em que foi autorizada pelo rei a Confraria do Bem Aventurado Santo António, da Vila de Aljezur), e ao qual se acede através da Rua do Castelo, que se inicia a meio da Rua São João de Deus.
Logo após o terramoto de 1755 a Capela substituiu, nas suas funções religiosas, a Igreja Matriz, que foi completamente arrasada. Deixou de servir ao culto no século XIX, passando desde 1809 a ser usado como habitação, até à sua aquisição pela Câmara Municipal em 1995.
Foi posteriormente recuperada pela Câmara Municipal e transformada neste pequeno Museu dedicado a Santo António, figura bem conhecida e estimada pela população portuguesa por ser padroeiro dos namorados e de Lisboa.
O espólio exposto, fruto de ofertas e recolhas junto de diversas entidades e particulares, distribui-se por um conjunto de vitrinas que apresentam imagens, quadros, gravuras, livros, moedas, medalhas, estampas e outros objetos relacionados com a temática antoniana.
- Horário
-
De Junho a Setembro
Terça a Sábado
das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h -
De Outubro a Maio
Aberto somente para visitas guiadas, devidamente marcadas, que se iniciam no Museu Municipal -
Encerramento
Domingos, Segundas e Feriados