Museu Municipal
Largo 5 de Outubro, Aljezur
O Museu Municipal, situado no Largo do Pelourinho. A sua construção data do século XIX e aqui funcionou a Câmara Municipal até à construção das novas instalações, na parte nova da vila, há poucas décadas atrás.
O espólio do Museu divide-se globalmente em três espaços: o Núcleo Arqueológico, o Núcleo Etnográfico e a sala do Legado Andalusino, o mais recente dos três.
- Horário
-
De Junho a Setembro
Terça a Sábado
das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h -
De Outubro a Maio
Terça a Sábado
das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h -
Encerramento
Domingos, Segundas e Feriados
Núcleo Arqueológico
O Núcleo Arqueológico apresenta objetos que testemunham mais de 10.000 anos de presença humana na região. Destacam-se, pela sua antiguidade, os machados Mirenses, as placas de xisto e os pesos de rede, associados a uma presença que desde sempre se encontrava muito ligada ao uso dos recursos naturais do território. Pelo seu simbolismo histórico, salientam-se ainda a Pedra de Armas com o Brasão da Ordem de Santiago, que se julga proveniente da antiga Igreja Matriz de Aljezur, bem como a parte remanescente do antigo Pelourinho, que originalmente se encontrava no Largo em frente do Museu.
Núcleo Etnográfico
O Núcleo Etnográfico apresenta objetos tradicionais ligados ao quotidiano doméstico e de trabalho de finais do século XIX e início do século XX. Destacam-se a recriação de um quarto e uma cozinha decorados com o respetivo mobiliário, utensílios domésticos e peças decorativas, que nos transportam para uma época na qual a sobrevivência e subsistência constituíam objetivos básicos de uma vida dura, normalmente ligada ao trabalho no campo e no mar. Em direta relação com essas atividades, o espólio exposto inclui ainda diversas alfaias associadas a tarefas agrícolas, pecuárias e de pesca, que se distribuem pelos restantes espaços do primeiro piso. Resultado de recolhas próprias e de ofertas da população local, este espólio constitui uma memória viva de um período relativamente recente, cuja presença tende a desaparecer. Inclui, contudo, algumas peças e alfaias como charruas, arados e utensílios de pesca, cuja utilização local ainda perdura e que ainda hoje podemos observar nas mãos dos agricultores, pastores e pescadores locais.
Legado Andalusino
A sala do Legado Andalusino é o espaço expositivo mais recente. Este espaço exibe várias peças do período islâmico que têm vindo a ser recolhidas em escavações arqueológicas promovidas em vários locais do concelho. O espólio centra-se sobretudo em material recolhido no Silo da Barrada, e inclui diversas peças, com destaque para a cerâmica. Numa perspetiva didática, a exposição é acompanhada de informação sobre a utilização das peças expostas no quotidiano e sua relação com outros elementos da cultura islâmica.