Casa-Museu Pintor José Cercas
Rua do Castelo, Aljezur
O pintor José Cercas nasceu em Aljezur em 1914. Faleceu em 1992 e deixou em testamento a sua casa bem como todo o seu conteúdo e espólio artístico à Câmara Municipal, para que desse a conhecer a sua obra.
Após instrução primária em Aljezur e frequência do Seminário de Faro, José Cercas radica-se em Lisboa nos anos trinta do século XX, onde frequenta a Escola de Belas Artes e convive com diversos pintores da época. Aí, inicia a sua atividade artística, dedicando-se essencialmente a flores, paisagens e retratos. À mesa do café e em tertúlias que frequentava ocupava-se ainda, frequentemente, com desenhos satíricos, de que deixou uma alargada coleção. Neste contexto, conviveu com figuras marcantes da vida cultural e política nacional, em locais como o Café Lisboa, o Nicola, o Gelo, a Brasileira e o Martinho da Arcada. Ao longo da vida, participou em várias exposições coletivas e expôs individualmente no Porto (1952), no Estoril (1954) e em Leiria (1977). As suas obras estão espalhadas por diversos Museus Nacionais e coleções particulares.
No interior da atual Casa-Museu podemos encontrar pinturas da sua autoria e de outros artistas, arte sacra, louças e faianças, esculturas e mobiliário, que pertenciam à sua coleção. As obras de beneficiação promovidas pela Câmara Municipal segundo as disposições e orientações do pintor incluíram a recriação do seu atelier, bem como, de uma forma geral, o respeito pela ocupação que inicialmente se verificava.
Para além do recheio da casa, que reflete a vida do pintor, destaca-se o pequeno jardim exterior que convida ao descanso e a apreciar a paisagem. Daqui se observa uma bela vista da vila nova, construída após os estragos do terramoto. No seu casario, destaca-se a atual Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora de Alva e construída no final do século XVIII para substituir a antiga matriz, cuja localização era bem próxima da atual Casa-Museu.
- Horário
-
De Junho a Setembro
Terça a Sábado
das 09:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h -
De Outubro a Maio
Aberto somente para visitas guiadas, devidamente marcadas, que se iniciam no Museu Municipal -
Encerramento
Domingos, Segundas e Feriados