© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Castelo de Aljezur

  A sua construção é atribuída aos árabes que o terão edificado no início do Séc. X, no entanto, escavações arqueológicas levadas a efeito no final da década de noventa do Século passado, apontam para uma ocupação mais tardia com uma cronologia datada desde a Idade do Bronze Final até à Idade Moderna.

     A fortificação actualmente existente apresenta uma planta poligonal, que remonta ao início da segunda fase do período almóada (Séculos XII-XIII) com a entrada, virada a nascente, defendida por um bastião de planta circular. O extremo oposto ostenta uma torre de planta rectangular. No interior da fortificação observa-se uma cisterna (algibe) da planta rectangular e cuidada construção.
Durante o período pós-muçulmano foram edificados, ao longo e encostados às muralhas, compartimentos de planta rectangular e trapezoidal, correspondentes a provável aquartelamento, o que lhe detém funções essencialmente militares.
Do espólio arqueológico recolhido é de realçar inúmeros artefactos do período muçulmano, bem como a localização dos dois silos no seu interior.

     O Castelo de Aljezur foi conquistado em 1249, sendo o último reduto árabe a se render às forças cristã, comandadas por D. Paio Peres Correia no reinado de D. Afonso III. Após a sua conquista foi doado à Ordem Militar de Santiago.

     Para além dos aspectos relacionados com as suas origens e fins, destaca-se a magnífica vista panorâmica que proporciona.
O Castelo de Aljezur é monumento classificado do Interesse Público, pelo Dec. Lei N.º 129/77 de 29 de Setembro.

     Em 2008 o Castelo de Aljezur foi alvo de obras de restauro e consolidação, tendo sido colocado um portão em aço inoxidável na entrada e uma porta do mesmo metal na cisterna. Estas obras mereceram da parte da Associação algumas criticas.
Também o talude norte do cerro do Castelo foi alvo de obras de sustentação no ano de 2006. O Castelo de Aljezur está classificado como Imóvel de Interesse Público conforme Dec. Lei n.º 129/97 de 29 de Setembro.
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.
Início