© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Fortaleza da Arrifana

A empreitada foi concluída num prazo previsto de 90 dias.
Desde 2007, que esta Associação e as autarquias locais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, tinham aprovado um?
projecto para a recuperação da degradada Fortaleza da Arrifana, primeiro ponto fortificado na Costa Vicentina, então Reino do Algarve no longínquo ano de 1635, mandado construir por D. Gonçalo Coutinho, sob a autorização do Rei D. Filipe III.
O nosso património histórico fica assim mais rico com estas obras agora levadas a efeito.
A Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur no decorrer dos trabalhos foi contactada por diversas vezes, quer pelo Polis Litoral, quer pela Planirest, para dar alguns pareceres sobre o decorrer das mesmas.
Foi da Associação que partiu toda a informação histórica, sobre a Fortaleza, tendo acompanhado um Técnico ao Museu Municipal de Lagos para ver a Pedra original da Fortaleza ali colocada numa parede do átrio do Museu.
Também a leitura da referida Pedra Brasonada foi feito o esboço na Associação do texto inserido em baixo relevo e que hoje ostenta a réplica colocada sobre a porta, em arco de volta perfeita, recreado a partir de uma planta do Séc. XVII cuja cópia está arquivada na Associação.
Sugerimos ainda algumas alterações ao projecto, tendo sido, em parte atendidos as nossas sugestões, facto que não queremos aqui deixar de realçar o bom entendimento entre toda a equipa que levou a efeito as obras na Fortaleza e esta Associação.
As obras que agora chegaram ao fim, compreenderam ainda: a remodelação de pavimentos, parque de estacionamento, nova vedação em madeira em toda a arriba, colocação de mobiliário urbano, sinalização de trânsito, colocação de passadiços na entrada da Fortaleza, instalação de I.P. e cénica no monumento, bem como a drenagem de águas pluviais.

BIBLIOGRAFIA:
Jornais e Revistas
PLANTAS:
LIVROS:
-Gen. José Justino T. Botelho, “História da Artilharia Portuguesa” 1944
FOTOGRAFIAS:
adpha2013eva029010.png adpha2013eva027009.png adpha2013eva029008.png adpha2013eva029007.png
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.
Início