© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Museu de Arte Sacra
 
  Anexo à Igreja da Misericórdia (Séc. XVI) é um museu de temática religiosa (arte sacra), com o espólio da Misericórdia de Aljezur, da Paróquia de Nossa Senhora da Alva e com algumas ofertas e aquisições. O seu patrono é o ilustre aljezurense Monsenhor Cónego Manuel Francisco Pardal (1896 / 1979).
     Encontra-se instalado no antigo hospital da Misericórdia de Aljezur, edificado nos finais do Século XVIII, tendo sido posteriormente transformado em Lar da Terceira Idade.
     As peças estão distribuídas por sete vitrinas de acordo com o Tempo Litúrgico da Igreja Católica: Advento, Natal, Tempo Comum, Quaresma e Semana Santa, Páscoa, Pentecostes e Tempo Comum. De destacar a primeira vitrine que contém objectos pessoais e outros, referentes ao patrono deste museu.
     Foi inaugurado no dia 15 de Abril de 2000.


Quem foi Monsenhor Manuel Francisco Pardal ?

Mons. Cónego Manuel Francisco Pardal, nasceu em Aljezur a 27 de Dezembro de 1896.
     Após estudos primários na sua terra natal, ingressou no Seminário de Faro em 1910, sendo ordenado sacerdote em Maio de 1919.
     Professor no Seminário de Faro, director do jornal Diocesano "Folha do Domingo", cónego da Sé Catedral, nomeado Monsenhor pelo Papa João XXIII.
     Foi também Vigário Geral da Diosece.
     Pregador de renome, exerceu este ministério em todas as freguesias da Diocese e fora dela.

     Além de diversos artigos na "Folha do Domingo", escreveu três livros: "Gente da Serra", "Razões da Minha Razão" (dedicado a Aljezur) e a "Menina das Águas Frias".
     Faleceu em Aljezur em 1979 onde se encontra sepultado.
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.
Início