© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Museu Municipal - Núcleo Etnográfico
 
   As tradições Islâmicas e até anteriores da complementaridade entre o trabalho agrícola e as pescas mantém-se em Aljezur e é um pouco isso que o Núcleo Etnográfico tenta retratar: as vivências das gentes de Aljezur. As diversas actividades agrícolas, desde a preparação das terras com arados, charruas e grades, à sementeira, à colheita manual, à debulha feita a pé-de-gado ou mangual e mais tarde com o trilho atrelado a animais, o transporte das colheitas feitas em carretas e carros de bois ou os transportes das gentes no carro de besta e todos os sistemas de atrelagem estão expostos no Nucleo Etnográfico do Museu Municipal.
     Continuando no pão feito a partir do grão moído nos moinhos de vento e de água, ou em mós manuais existentes em casa transportados no lombo dos burros companheiros inseparáveis de quase todos os moleiros. E se os cereais eram a principal produção das terras de Aljezur, não nos podemos esquecer do arroz, do linho, da batata doce, do amendoim (alcagoitas) e muito em particular da vinha. O fazer o vinho era outra actividade que envolvia muita gente, quer na vindima quer no seu fabrico na adega, com o pisar da uva. Na zona serrana o fabrico do medronho era uma actividade importante e hoje cada vez mais rara.
     A apicultura é também uma actividade das zonas mais altas e continua a ter ainda hoje um peso importante na actividade económica.
     A Pesca, ainda hoje é uma actividade importante para a economia do concelho, existindo três pequenos portos de pesca artesanal, sendo um na Praia da Arrifana e dois na Carrapateira: Forno e Zimbreirinha.
     Tentando retratar vivências, os espaço da cozinha e quarto tradicionais recriados pelas mãos de Maria Margarida Taliscas e Graciete Maria Augusta revela as características quase comuns das gentes do sul com as especificidades deste Algarve meio litoral meio serrano.
     Aljezur não é só o ambiente rude, também as suas gentes presentes em painel e através de objectos do quotidiano e imagens antigas de vários locais do concelho.
adpha2013eva016012.png adpha2013eva016011.png
Espaço - "O Legado Andaluzino"
Brevemente
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.
Início