© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Museu Municipal - Núcleo Arqueológico
 
    Desde a inauguração do Núcleo de Arqueologia em Agosto de 1996 até ao ano de 2005, data desta remodelação, os trabalhos desenvolvidos pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, em conjunto com diversos técnicos e entidades, revelaram um importante conjunto de achados, das mais diversas épocas, cuja representação no Museu era fundamental para se entender os mais de 12 mil anos de história da presença humana no concelho de Aljezur. Os trabalhos permitiram identificar mais de quatro dezenas de Concheiros, um tipo de ocupação humana que cobre uma cronologia que vai desde o Epipaleolitico até à Idade Moderna e que se caracterizam por serem locais de consumo de bivalves, gasterópodes, moluscos e crustáceos marinhos (lapas, mexilhões, ostras, caranguejos e perceves).

     Apesar disso, continuam a existir dois marcos históricos fundamentais: - o primeiro corresponde à fase designada por Mirense, cuja ocupação se estende por quase toda a orla litoral e o segundo, correspondente à presença islâmica, com diversos tipos de ocupação como por exemplo pequenos povoados do tipo da Ponta do Castelo na Carrapateira, de locais de produção agrícola como a Alcaria ou Barrada, ou ainda locais de culto e retiro como o da Arrifana, ou finalmente locais de defesa como o Castelo de Aljezur e Torre Atalaia em Odeceixe.

     Embora o Núcleo seja designado de Arqueologia, o percurso Museológico inicia-se na geologia do concelho, formação complexa que compreende terrenos paleozoicos (+- 325 milhões de anos), cretácicos (+- 140 milhões de anos), miocénicos (+- 20 milhões de anos) e formações actuais. A presença de fosseis nas diversas formações geológicas está igualmente presente no inicio do percurso.

     Tal como na primeira exposição do Núcleo em 1996, perspectiva-se já a abertura de uma nova sala dedicada à presença islâmica no concelho.
adpha2013eva015011.png adpha2013eva014009.png
Espaço - "O Legado Andaluzino"
Brevemente
Início
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.