© Copyright 2013 Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes 48, 8670-086 Aljezur 282 991 011 965 090 518
adpha@sapo.pt
Torre Atalaia
Para quem sai de Odeceixe e segue pela estrada que nos leva pelo interior da Freguesia, até Zambujeira da Serra, serpenteando a Ribeira de Seixe, percorridos cerca de 5Km, encontra-se um caminho à direita. Seguindo por este e percorridos cerca de 1Km localizam-se as estruturas de uma possível torre. Os topónimos nas imediações do local são elucidativos: Vale da Torre de Cima, Porto da Torre e Porto das Pedras.
Foi localizada pelos investigadores da prospecção arqueológica de 1988 e está referenciada nas cartas do IPA e SEC/1989, havendo referências que será do Período Islâmico. A pedido da Associação de Defesa do Patrimínio Histórico e Arqueológicp de Aljezur, em 2005 a Junta de Freguesia de Odeceixe procedeu a uma desmatação da densa vegetação que cobria totalmente o local, pondo a descoberto estrutura de forma circular,com alguns muros no interior. Este sítio foi visitado, em Agosto de 2005, pela Professora Doutora Rosa Varela Gomes, Vereador da Cultura do Município de Aljezur e Presidente da Associação, tendo-se concluído que só uma limpeza das camadas de folhas secas que cobrem todas as estruturas, bem como o desbaste da vegetação circundante, se conseguirá compreender melhor qual a origem e função do monumento. Este trabalho decorreu em Agosto de 2006, com acompanhamento arqueológico e apoio da Junta de Freguesia de Odeceixe, Município de Aljezur, bem como desta Associação.
Trabalhos arqueológicos realizados no local em 2007/2008, puseram a descoberto alguns troços de muralha, compartimentos interiores, uma segunda torre adoçada à primeira e alguns espólio cerâmico.
Início
Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Fundada em 12 de Fevereiro de 1996.